Literatura

Penso, logo Existo

Uma Introdução à Neuropedagogia

O Aprendo, logo existo é um livro sobre a Neuropedagogia onde a autora cria uma passarela que liga as descobertas em neurociências e ciências cognitivas às situações educacionais. A constatação que ela faz é que, apesar do tempo, do dinheiro, da energia, do esforço considerável, utilizados pelos formadores, professores e alunos no ato de aprender, existe uma lacuna muito grande entre os objetivos planejados e os resultados esperados.

A neuropedagogia como diz Hélène Trocmé-Fabre é um apelo para que se retorne às raízes biológicas da aprendizagem. Um apelo por uma aprendência bionômica, ou seja, que rege a vida. Um apelo por uma aprendizagem/aprendência ecológica, que leva em conta as relações daquele que aprende com seu meio ambiente. Um apelo por uma emergência do ser e sua transposição para além da própria existência: nascemos para aprender e para descobrir nosso próprio potencial na duração. A aprendizagem é um nascimento que deve ser feito sem precipitação, a seu rítmo e na hora exata.

Ela abre a problemática da educação a todos os avanços atuais da reflexão científica. O trabalho dela é uma contribuição preciosa para todos aqueles que se esforçam para melhor desempenhar o seu papel como construtores da “humanidade/humanitude”.

  • Autora: Hélène Trocmé-Fabre
    Doutora em Linguística, doutora em Letras e Ciências Humanas. É uma renomada especialista da pedagogia e da aprendizagem. Ela é autora de vários livros e artigos de referência sobre a ciência da educação, métodos de ensino e aprendizagem de línguas.
  • Tradutora: Mara Welferinger
    Professora e tradutora, formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, formada em Sociologia (IHEAL-Université de la Sorbonne III) e com Mestrado em Ciência da Educação (Université de Nantes).

Por que Neuropedagogia?

Um diálogo entre as neurociências e a pedagogia